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terça-feira, 1 de julho de 2008

CONHECENDO A HABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR

Este trabalho tem como objetivo salientar que para ensinar é necessário aprender, pesquisar e refletir.
Segundo Freire, o educador deve estimular a curiosidade do educando, dialogando, tendo consciência do ser como inacabado, sendo imparcial e respeitando as idéias do mesmo.
Este tema foi elaborado e desenvolvido baseado no comportamento que o professor deve ter para com o aluno, para que este se transforme numa pessoa melhor.

Resumo do livro pedagogia da autonomia, de Paulo Freire.
Pensando na prática educativo-progressiva é incentivada a autonomia do ser e, portanto, este deve ser formado e não treinado.
O professor tem a responsabilidade com a ética e a coloca em prática ensinando e citando autores concordando ou discordando explicando sua idéia sendo imparcial, sem mentir ou omitir.
É preciso criar caminhos para que o aluno produza suas próprias idéias e isto se desenvolve através da prática.
Ensinar é pensar certo, é não ter o próprio saber como verdadeiro, é necessária a atualização. Quem ensina-aprende e vice-versa. É preciso comparar, constatar, ter curiosidade, querer aumentar sua criatividade.
A pesquisa científica é fundamental no ensino, assim como o respeito ao saber do educando. Deve haver um envolvimento na construção do conhecimento do professor consigo mesmo e com o aluno.
Ensinar exige saber que o ser humano é inacabado. Este é capaz de comparar e escolher entre a dignidade e a indignidade. O homem é condicionado e não predeterminado e por isso a educação é vista como um processo permanente.
A responsabilidade de um erro cometido pelo aluno, deve ser dividida com o professor. Este precisa ter bom senso e ser solidário. O educador não pode ser alheio a realidade do aluno.
Todo educador deixa sua marca, deve estar atento para ser um auxílio e não uma perturbação. Respeitar quem quer mudar ou se recusa,
É preciso ter o conhecimento de que o futuro é um problema a ser resolvido e não é inabalável. A História é uma possibilidade e não uma determinação. Não é possível eliminar um problema mas, pode-se diminuir os prejuízos.
É importante que haja diálogo entre aluno e professor, ensinar como construir a liberdade com responsabilidade. Conquistar a confiança do aluno admitindo sua ignorância quando necessário, porém, buscando preparar-se para saber ao máximo.
A educação não deve ser neutra, é preciso desmascarar a ideologia e estimular a curiosidade.
O educador deve ser e ensinar o educando a ser uma pessoa melhor.

Conforme Freire, no seu livro pedagogia da autonomia ensinar não é apenas despejar conteúdo, mas, debater, falar com o aluno e não para o aluno. É uma troca de conhecimentos, aprender enquanto educa.
A personalidade de uma pessoa é formada através da educação e é influenciada pelo meio em que vive. Cada ser humano recebe informações e as compreende de um modo individual. Este conhecimento nos torna conscientes de que somos capazes de comparar, decidir e transformar.
O homem está em constante evolução, sempre tem algo para aprender e para ensinar. A curiosidade faz parte da sua natureza humana. Este se faz perguntas e busca respostas.
As ações do ser humano são influenciadas por valores morais. A ética é o reconhecimento do bem e do mal.
O aluno precisa ter liberdade com responsabilidade, ou seja, ter limites, mas, não ter sua autonomia desrespeitada.
O professor deve ser solidário ao aluno porque é responsável pela construção do caminho que leva o aluno a pensar certo. Se houver um erro se faz necessário refazer o trajeto, unidos para alcançar o objetivo desejado e para isso não podemos deixar de levar em consideração as condições sociais que incorporam a vida do educando.
Mas retornando as idéias do livro, não podemos desgostar do que fazemos e por conseqüência acabar não fazendo bem o trabalho.
Temos o dever da atenção sobre nossa presença porque esta deve ser um auxilio e não uma perturbação, ou seja, respeitar o aluno que quer mudar ou que seja contra isto. Até mesmo porque idéias não podem ser impostas, mas, apresentadas.
Esta idéia lembra o livro de James C. Hunter, o monge e o executivo onde fala da diferença entre a liderança e o poder. A primeira é a habilidade de convencer e o segundo é obrigar, forçar a pessoa a fazer algo para alcançar um objetivo.
O professor deve ser sensato, usar sua habilidade para liderar a turma, respeitar sua liberdade e não usar o poder, ou seja, forçar o aluno.
Segundo Freire, sempre há esperança, em tudo que procuramos esperamos um resultado. E buscar com alegria faz com que esta espera tenha um clima de contentamento.
Para se ensinar algo é preciso aprender e para isto ter curiosidade, pesquisar, querer saber, buscar o conhecimento.
Por tudo que foi estudado até aqui observamos que o homem possui a curiosidade, mas, precisa ser estimulada e é função do educador procurar métodos para trilhar um caminho que leve o aluno a questionar, querer saber mais, ser alguém melhor.

Através da leitura do livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, abriu-se um leque de informações sobre como um professor deve agir com o aluno.
Chegamos assim a questão da importância do respeito, porque é construindo um ambiente de caráter que nasce a autoridade.
Concluímos que o professor deve ter uma curiosidade insaciável pelo conhecimento para que possa construir um caminho para alcançar novos conhecimentos junto com o aluno.

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