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terça-feira, 1 de julho de 2008

ESCOLA E A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO ÉTICO-POLÍTICO

trabalho tem como objetivo salientar a escola como um fator importante na construção ética-política do sujeito.
Segundo Weber, a sociedade é formada pelas escolhas e ações do indivíduo.
A reflexão sobre a formação do educando é que nos remete a preocupação com a formação do educador.
Aqui é descrito um pequeno percentual do longo caminho para uma formação adequada.
Este tema foi elaborado e desenvolvido baseado na importância de questionar, querer saber e desenvolver um pensamento próprio. E no poder que este tem de transformar a História.

É colocando a escola em primeiro lugar que obteremos transformações positivas no setor econômico, político e social.
Pensando que o indivíduo é moldado pela educação surgiu uma preocupação com a formação do educador.
Segundo o texto “o professor, sua formação... e sua prática”, de Lisandra Olinda Roberto Neves a qualidade de ensino depende da formação do professor e de este ter sua valorização através de boas condições de trabalho, salário e carreira.
Para Freire é fundamental que o professor seja ético e passe uma percepção bem definida sobre esses valores morais para os alunos.
O educador precisa auxiliar o educando a emancipar-se. Deve ter consciência que depende da sua orientação através do conhecimento científico que o aluno irá construir a sua autonomia.
Conforme a apostila de FERREIRA, João Vicente Hadich et al. Fundamento sócio – cultural – político - econômico do processo educativo, desde a educação grega questionamos sobre quem é o homem e a esta reflexão chamamos de filosofia. Na educação oriental com o surgimento da escrita a organização genética foi substituída pela política.
Segundo o texto “o papel do professor”, de Maria José Ferreira Ruiz a filosofia é a reflexão no dia-a-dia, é o pensar na construção da prática.
A formação do indivíduo deve ser baseada na igualdade.
A luta pela democracia, idéias definidas, deixar a neutralidade de lado e buscar a autonomia é o objetivo da atual educação.
O professor conscientiza o aluno da exploração e o ensina sobre seus direitos e deveres.
O homem é transformador, intervém no mundo, portanto, é preciso desenvolver uma consciência crítica contra a submissão social e política. O ser politizado passa a se preocupar com a qualidade, tem interesse pelas relações humanas e pela organização social, política e econômica.
O texto dificuldade para a busca da verdade, de Marilena Chauí fala da quantidade de informação e da dificuldade para avaliarmos a sua veracidade sendo que há muitos interessados em ludibriar o indivíduo.
Nos textos política: relações de poder, de José Roberto Garcia e política: considerações, de João Vicente Hadich Ferreira, observamos a política não apenas como partidária mas como a organização do modo de vida, a política da escola, da família, etc.
O homem é um ser racional e procura organizar a convivência colocando regras a serem cumpridas e punições para quem transgredi-las.
O sujeito ético-político é aquele que recebeu informações implantadas pela escola tais como: formação de valores, de direitos e deveres e tem noção que é correto o dever de lutar por seus direitos.

Após a leitura dos materiais, conforme a referência feita no final deste trabalho, passamos a entender melhor o que é a filosofia e a sua importância para o descobrimento do novo conhecimento.
Concluímos que a escola e o professor são os grandes responsáveis pela construção do ser ético-político. E que para uma formação ideal, há um longo caminho a seguir e muitos desvios a serem evitados.
Através da escola o ser humano é instruído para ser ético, independente, se reconhecer como um sujeito político, compreender a História, refletir e ter consciência de que é capaz, é transformador.

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