Seja Bem Vindo(a)

terça-feira, 1 de julho de 2008

CONSOLIDAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Este trabalho tem como objetivo salientar a cultura como um fator importante na construção social do indivíduo.
Segundo Weber, a sociedade é formada pelas escolhas e ações do indivíduo. Enquanto que para Durkheim, a sociedade já está organizada e ao indivíduo resta aprender a agir perante os padrões da mesma.
Este tema foi elaborado e desenvolvido baseado na importância das idéias diferentes, no quanto podem aumentar o conhecimento do indivíduo, a permuta destas opiniões, e na forma como a escola e o professor podem ajudar na prática desta troca.

Como descrito nos artigos 1 e 2 da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da Unesco, a cultura é diversificada por vir de todos os lugares, sendo conseqüência da História passada e do presente. A cultura vem da educação que traz conhecimentos variados, é um bem do ser humano. E refere-se também a importância de garantir uma interação harmoniosa porque o pluralismo cultural é favorável a criatividade.
Para Freire, cada pessoa possui uma personalidade, formada por fatores econômicos, sociais, políticos e outros que irão torná-lo ético ou não. Cada ser humano recebe a cultura de um modo individual e expõe sua opinião diferentemente. O conhecimento adquirido deve ser posto em prática através da criação de caminhos para a elaboração de um novo conceito. Portanto é necessário estar ciente que sempre existe algo para aprender, ninguém sabe tudo e faz-se indispensável respeitar as diferenças.
Conforme o dizer do pequeno príncipe na obra de Sant Exupéry: “Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que possuo”. É notável a ingenuidade perante o desconhecimento da verdade. Sem contato com novas idéias o indivíduo limita-se por vezes a conceitos errados.
A educação envolve uma cultura recebida de todo tipo de convivência, é um conjunto de tradições, crenças e outros fatores que começa na própria família, como os primeiros limites.
A sociedade impõe regras a serem cumpridas que influenciam no comportamento do indivíduo. Segundo Durkheim, a educação é um mecanismo de coerção social exterior ao indivíduo. Para ele, as regras e padrões já estão organizados pela sociedade a espera do ser humano.
A escola e o professor ensinam que deve-se apresentar novas idéias e esperar que o outro desenvolva seu próprio conceito. Orientam na formação através da troca de idéias, instruindo o ser humano a respeitar o próximo e a conviver com as diferenças que, por sua vez, são um fator positivo para a diversidade constituindo a pluralidade cultural que favorece o crescimento do conhecimento.

Após a leitura dos materiais, conforme as referências feitas no final deste trabalho, aumentou muito o nosso conhecimento sobre cultura, indivíduo e sociedade.
Concluímos que a escola e o professor são, um instrumento de conhecimento de grande valia na socialização.
A escola e o professor abrem a mente do ser humano para que seja possível o crescimento como pessoa através da troca harmoniosa de idéias devido ao respeito mútuo entre os indivíduos da sociedade consolidado pela ética implantada através da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário