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quarta-feira, 1 de julho de 2009

EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS. (III Semestre)


Este trabalho tem como objetivo trazer um conhecimento maior sobre como se dá o desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos e como podemos estimular o aprendizado da mesma.
Neste trabalho encontra-se um roteiro com sugestões de atividades para a estimulação do bebê e a rotina.
Este tema foi elaborado e desenvolvido baseado na web aulas, aula presencial via telão e apostila citada nas referências.

Primeiramente o professor deve ter consciência de que as turmas são constituídas de indivíduos por isso é necessário desenvolver práticas avaliativas para conhecer cada criança.
A criança constrói um universo através da exploração, e por isso devemos conhecer o desenvolvimento do bebê para agir de forma que enriqueça o aprendizado do mesmo.
Vimos que a assimilação e a acomodação são responsáveis pela estrutura mental que por sua vez é construída através de esquemas motores e que estes dependem da bagagem hereditária que a criança traz consigo.
A mordida também é um meio da criança explorar o mundo, sem contar que nesta fase são tantas informações e não é fácil lidar com tudo isso, pode ser um meio de reclamar ou se defender.
O bebê começa agindo por reflexo a situações a ele apresentadas como a sucção, visão, audição, fonação e preensão.
Foi-nos colocado que o reflexo moro é quando a criança se sente desequilibrada ou assustada.
Outra curiosidade é que no princípio os objetos aparecem e somem a criança não acompanha o movimento quando este sai do seu campo visual. Aqui é apropriada a brincadeira de esconder certo brinquedo estimulando a percepção.
Quando a criança ainda não se reconhece, um estímulo importante é a brincadeira em frente ao espelho.
Somente no final do 3º mês passa a pegar um objeto conscientemente e por volta de 4 e 8 meses passa a agir sobre o mesmo.
Depois de adquirir certa coordenação consegue derrubar alguns obstáculos, como segurar-se em móveis para ficar em pé e alcançar o objeto almejado.
Com 1 ano e meio o bebê ainda não fala, mas já se expressa através de ritmo e dança, descobre novos meios através da experimentação.
Entre 18 meses e 2 anos já possui a representação da situação e inventa novos meios através da assimilação e passa a agir sobre esta, de forma a resolver o problema.
Vimos que os esquemas são fases de evolução e que o bebê necessita de estímulos, mas também é importante para a sua saúde, a hora do descanso, ou seja, o sono não deve ser perturbado.
Aprendemos dicas, tais como: o gosto da criança pela música, entrar e sair de túneis, sobre a imaginação, como a confecção de brinquedos de sucata nos pode ser útil e que o local para a exploração acima de tudo deve ser seguro.
Após todas estas informações ainda obteremos uma extensão do aprendizado quando colocarmos as mesmas na prática.

Após a leitura dos materiais, conforme as referências feitas no final deste trabalho, aumentou muito o nosso conhecimento sobre a importância da estimulação das crianças de 0 a 2 anos.
Através da apostila módulo 3 de Pedagogia vimos como se dá a construção das estruturas mentais da criança, esta possui inteligência e deve ser desenvolvida.
Elaborando o roteiro, com estímulos e rotinas, vimos que há toda uma preocupação com a hora do descanso, do que estimular e atividades adequadas para antes e após o almoço.
Concluímos que esta fase é muito complexa, a criança primeiramente age através de reflexos, após uma coordenação passa a experimentar e só assim consegue a representação concreta do objeto.

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