Seja Bem Vindo(a)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ENSINO DA MÚSICA PARA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS.

Aqui são reveladas formas de como a música pode ser trabalhada nas instituições de ensino.
Fala que o ser humano é cercado por sons, ele próprio é um ser sonoro e de como estes podem ser classificados.
São apresentadas algumas das muitas capacidades que podem ser desenvolvidas através da música.
Enfim, este trabalho busca elucidar a importância do ensino da música, nas escolas, desde a fase infantil.

Em meu primeiro estágio fiz uma apresentação com as crianças do jardim II sobre a sementinha. Após coloquei a mesma no Orkut e uma amiga que estudou comigo na primeira série recordou que fizemos uma apresentação na época, vestidas de florzinhas.
Mais tarde na quarta série, inventei um passo durante um ensaio de dança em outra apresentação e a valorização da professora incluindo o mesmo na dança marcou esta fase.
Na minha infância ouvia e cantava músicas do tipo infantil e folclóricas como a do bosque e a do pezinho entre outras que aprendi na escola. Quando não estavam associadas a brincadeiras eram para apresentações.
A música facilita a aprendizagem, traz conhecimento de forma prazerosa.
Lembro de uma música que falava sobre um pintor que batia na porta: pam...pam...pam, no portão quero um cachorrão au...au...au para assustar a cara feia do ladrão e fazíamos caretas.
Havia um tio que tocava violão e que me deixava furiosa quando cantava a música pintadinha por causa das minhas sardas. Só hoje percebo o carinho.
Segundo as entrevistas realizadas com professores pude observar que as músicas que recordam são as mais conhecidas, como: atirei um pau no gato e ciranda-cirandinha entre outras. Assim também ocorre com as brincadeiras de roda, esconde-esconde e pega-pega, etc.
Todas as entrevistadas têm a música como facilitadora da aquisição do conhecimento e como fonte de alegria.
Às vezes as canções eram associadas a brincadeiras e atualmente fazem menos uso da música do que gostariam.
Estudamos que a música desenvolve o aluno de forma global.
Musicalizar é tornar sensível a música. Esse processo desenvolve a percepção, a capacidade de expressão de modo integrado, através de movimentos enquanto canta ou ouve música.
A educação musical é feita por um conjunto de atividades lúdicas.
Podemos trabalhar a música em forma de projeto contratando um músico, montando um coral ou como metodologia trabalhando outras disciplinas com o auxílio da música ou ainda, através da musicalização, senibilizando, analisando sons,...
Os sons nos cercam e podem ser classificados como naturais, produzidos pela natureza ou humanos produzidos pelo homem ou ainda tecnológicos produzidos por objetos construídos pelo homem.
A música pode ser utilizada para acalmar, disciplinar, desenvolver o intelecto, o raciocínio, o corpo, a motricidade, a personalidade e nos transmite a cultura. Desenvolve a capacidade de ouvir, a percepção, nos permite brincar com a música, cantar, dançar, imitar, etc.
Através da interpretação, por exemplo, é possível a expressão de sentimentos e pensamentos.
Também é muito importante a confecção de instrumentos com sucata.
Através da música a criança aprende brincando.
Concluindo a música é um dos elementos formadores do indivíduo.

De acordo com o material estudado adquirimos o conhecimento de que ensinar Música significa trabalhar com o corpo, o intelecto e o espírito.
Vimos que somos cercados por sons.
Aprendemos que brincadeiras inocentes na infância que envolvem música são responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras capacidades e aquisição de muitos conhecimentos.
A disciplina de Música é bem ampla, constitui a formação global, completa do indivíduo e que seria muito valioso utilizar mais a música na educação.

Um comentário:

  1. Olá, Claudia. Acabei de ler vários trabalhos teus publicados neste blog, em especial esse sobre a música na educação. Que bom que tal conhecimento esteja sendo discutido nos bancos acadêmicos para melhor utilização, não só na educação infantil, mas em todas as etapas da vida escolar.
    Se já está provado que a música contribui para o crescimento intelectual, é certo que, em muitos momentos de nossa vida, a música é nossa companhia mais fiel, mais alegre, mais construtiva,enfim, verdadeiramente, a música nos eleva a Deus, aos nossos sonhos e ao nosso íntimo de forma inigualável. Parabéns pelos trabalhos. Jornalista Bete Neves

    ResponderExcluir