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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.


Através da leitura das páginas 13 a 23 do livro “Resolução de Problemas” cujas autoras constam nas referências deste trabalho, foi elaborado um resumo que está inserido no desenvolvimento deste.
Aqui se encontra um esclarecimento sobre o que é problema, como deve ser desenvolvida a formulação e como se dá a resolução do mesmo.
No decorrer deste trabalho ainda são apresentas duas atividades envolvendo resolução de problemas contendo título da atividade, faixa etária adequada, objetivo, conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos, materiais necessários, descrição e avaliação da atividade.

Conforme o livro resolução de problemas isto é uma habilidade que promove o desenvolvimento de potencialidades como a inteligência e cognição da criança.
Problema é a situação que não encontramos solução imediata e que exige reflexão sobre os dados para atingirmos o objetivo, e quando vencemos o obstáculo ficamos muito satisfeitos.
A formulação de problemas deve ser desenvolvida a partir de atividades planejadas. Pode ser através de jogos, busca e seleção de informações ou problemas. O importante é que provoquem a curiosidade na criança para que esta busque uma solução.
Através da experiência na tentativa de resolver um problema a criança deve ser capaz de avaliar o resultado de sua ação.
Na faixa etária infantil o maior objetivo é desenvolver a forma de pensar e as inteligências.
Discutir como serão as regras de um jogo é uma maneira de formular questões ou problemas a serem resolvidos. Até mesmo decidir como marcar os pontos é um desafio. E sobre o resultado surgem novas questões.
O professor deve observar se alguma criança não manifestou interesse pelas perguntas e tentar identificar o motivo. Pode tentar novamente em outra brincadeira e/ou com outra linguagem.
Durante a atividade vemos que os problemas não possuem uma única resposta, há o desenvolvimento da formulação de hipóteses, argumentação, e o aprendizado de ouvir o outro, trabalhar de forma cooperativa e de respeito com as regras.
As perguntas devem ser formuladas de acordo com o objetivo a ser alcançado.
Conteúdo são os conceitos e fatos, as habilidades e as atitudes que proporcionam a aprendizagem e contribuem para a formação do indivíduo.
O objetivo é o desenvolvimento do conteúdo.
A criança não precisa saber ler ou ter conceitos numéricos para resolver problemas. O fundamental é ter capacidade de pensar logicamente.
A melhor forma de iniciar o trabalho é pela problematização oral, com situações como a distribuição de materiais, como se organizarem para a atividade, a problematização a partir de uma imagem ou gravura...
Se quisermos desenvolver a linguagem, a socialização, o conhecimento de si e do espaço será necessário alternar os tipos de problemas e dinâmicas.
As situações-problemas podem envolver números, contagens e noções das operações e situações não numéricas. Assim haverá o desenvolvimento da compreensão e do uso das diferentes linguagens como oral, gestual, pictória e textual.
O trabalho coletivo, em pequenos grupos ou duplas durante o processo da resolução possibilita o desenvolvimento integral.
O professor não pode facilitar o processo, mas deve fornecer os dados para que possam buscar e analisar uma solução.
Para o desenvolvimento do espírito crítico juntamente com a linguagem e o conhecimento de natureza mais matemática é preciso que a problematização seja constante.
Enfim, no decorrer do livro são apresentadas sugestões, comentários e uma coletânea de problemas variados.

Título da atividade: História em quadrinhos
Faixa etária adequada: 5 a 6 anos.
Objetivo: Fazer com que o aluno entenda para que servem as regras e identificar personagens da história, verificar quantidade de quadrinhos, trabalhar a seqüência dos fatos, refletir sobre o problema que existe entre o Calvin e o Haroldo e tentar solucionar.
Conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos: Raciocínio lógico, seqüência, resolução de problema, contagem e percepção.
Materiais necessários: Xerox da história em quadrinhos do Calvin e Haroldo, de acordo com a quantidade de alunos.
Descrição da atividade: Distribuir os Xerox e contar a história, perguntar quantos quadrinhos possui a história, quantas pessoas aparecem e quantos animais. Observar qual a ordem dos quadrinhos, o que está acontecendo no 1º, no 2º e assim por diante. Perguntar por que o Calvin e o Haroldo brigaram e como poderia ser resolvido o problema. Se necessário contextualizar usando a imaginação se eles estivessem jogando e um colega quebrasse as regras... Não seria legal.
Avaliação da atividade:
Os alunos entenderam a importância das regras?
Identificaram os personagens da história?
Fizeram a contagem dos quadrinhos?
Entenderam a seqüência dos fatos?
Analisaram a briga e acharam como resolver a questão?

Título da atividade: Brincando com dinheiro.
Faixa etária adequada: 5 a 6 anos.
Objetivos: Fazer com que o aluno consiga identificar as cores e números, que aprenda a classificar os mesmos, obtenha uma noção de quantidade, mostrar o caminho da lógica da seqüência e fazê-lo refletir sobre os dados que possui para desenvolver a atividade, no caso, o auxílio dos grãos.
Conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos: Identificação de números e cores, classificação, raciocínio lógico, contagem, sequência, resolução de problema, quantidade e grandeza.
Materiais necessários: Notas banco imobiliário e grãos.
Descrição da atividade: Distribuir várias notas de 1 a 10 para cada aluno, primeiro pedir para classificarem por cor e depois perguntar quantas notas amarelas, verdes, etc... cada aluno possui. Depois perguntar quantos números1, quantos 2, etc...
Em seguida o professor distribui grãos e pede que coloquem sobre a nota o número de grãos correspondente ao número da mesma.
A partir deste dado o aluno tem como colocar as notas na seqüência de menos para mais, por exemplo.
O professor ainda pode formular perguntas como: Qual nota vale menos? Qual nota vale mais?
Avaliação da atividade:
Tiveram alguma dificuldade em identificar números e/ou cores?
Conseguiram classificar?
Associaram que a quantidade de grãos representava se a nota valia mais ou se valia menos?
Entenderam como funcionava a seqüência?

De acordo com o material estudado vimos que a resolução de problemas é uma forma de provocar a curiosidade na criança fazendo com que esta busque uma solução.
Aprendemos que as possibilidades da formulação de problemas são inúmeras e que o desafio proposto por este tipo de atividade proporciona momentos de satisfação e aprendizado.
Concluímos que a matemática está em toda parte, muito presente no nosso cotidiano e tão amplo é também o desenvolvimento de habilidades.

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