Seja Bem Vindo(a)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O TRABALHO COM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Através da leitura dos capítulos do livro dedicado a educação infantil e a partir da reflexão sobre a disciplina da educação física na educação básica ser componente curricular, portanto uma disciplina e área de conhecimento. Procuramos saber qual é o conhecimento desta disciplina e como deve ser trabalhada.
Este trabalho contribui com informações acerca da motricidade humana, do movimento na educação infantil, dos procedimentos metodológicos, do trabalho com movimento, dos jogos, das brincadeiras e outros.
É apresentado no texto o processo de tomada de consciência de nossas ações motoras, fala também da necessidade do professor ser pesquisador e do jogo, brincadeira e brinquedo como conteúdo e como procedimento metodológico.

A apostila de educação física, citada nas referências deste trabalho, nos apresenta que o movimento humano é inato e por isso não é função do professor ensinar este. Mas é função do docente possibilitar aos alunos a compreensão deste movimentar.
Na transcendência da motricidade humana é necessário trazer a área de educação física saberes específicos que estão relacionados às manifestações da nossa cultura corporal, jogo, dança esporte, luta, ginástica (cinco áreas clássicas) e a construção e funcionamento das estruturas capacitivas do movimento.
O professor deve pensar nos conteúdos não apenas no sentido de domínio, mas também da compreensão. Deve criar condições de ensino e aprendizagem que promovam a construção e a compreensão da motricidade do aluno.
Tradicionalmente os conteúdos básicos da educação física são as atividades lúdicas e o exercício corporal.
As atividades mais desafiadoras e imprevisíveis são os jogos.
Não devemos classificar no mesmo nível categorias de níveis diferentes.
Dentre as manifestações possíveis de jogo está a brincadeira, o esporte, a luta, a dança e a ginástica.
O exercício corporal serve para aperfeiçoar as capacidades e habilidades corporais como equilíbrio, velocidade, resistência, lateralidade...
No desenvolvimento de um currículo devemos levar em consideração o conhecimento do próprio corpo, o conhecimento do meio ambiente e a cultura da educação física.
As dimensões do ensino abrangem a educação dos sentidos, educação da motricidade e educação do símbolo.
Por meio da motricidade a criança se expressa, se comunica, relaciona-se. Vão ampliando sua motricidade e sua relação com a realidade num processo de interação.
O movimento humano é a primeira forma de linguagem e também a primeira forma de relação com o mundo.
Não é possível pensar em ação cognitiva sem o motor e da mesma forma o motor sem o cognitivo.
O RCNEI aponta a importância do movimento no desenvolvimento da cultura humana. A criança realiza as atividades utilizando a cultura corporal e motora a que pertence. Ainda ressalta que é necessário tornar acessível às crianças condições de aprendizagem das capacidades de convivência, aceitação e respeito de si mesma e dos outros.
A ação docente deve ser fundamentada e é obrigação saber estruturar um plano de aula.
A preocupação central deve ser com a qualidade das construções, das relações e coordenações entre os esquemas que a criança estabelece.
A contribuição que a área de educação física pode prestar é fornecer uma atenção especial na autonomia intelectual, na ação moral, na relação social, afetiva e motora de forma integrada. Esse processo ainda deve ser interativo entre o aluno, o docente e o conteúdo.
É necessário que o docente considere que a criança possui uma história de vida diferente, com valores diferentes, com vivências de movimentos diferentes, mas com possibilidades similares para construir sua motricidade.
O processo metodológico deve servir como elemento integrativo da ação pedagógica.
A educação física é componente curricular da educação básica, ajustando-se as faixas etárias e as condições da população escolar.
Motricidade humana, o homem em movimento, gera cultura motora que é a produção corporal do homem dentro da cultura, como fazer um bolo, pentear o cabelo, pegar um ônibus, etc, esta produção realizada por meio de estruturas capacitivas como equilíbrio corporal, lateralidade corporal, força corporal, velocidade corporal, coordenação motora chama-se conduta motora que é alvo dos conteúdos.
As manifestações culturais como jogos, lutas, ginástica, danças e esportes também fazem parte da relação de conteúdos.
No decorrer do livro diz que não devemos obrigar uma criança canhota a utilizar somente a mão direita porque pode resultar em efeitos negativos como a dificuldade de aprender a direção gráfica, em entender esquerda e direita entre muitas outras dificuldades.
Piaget identificou três níveis no processo de tomada de consciência.
No primeiro nível o sujeito não apresenta conceituação, mas possui um sistema de esquemas que já se estrutura com um saber elaborado.
O segundo nível é caracterizado pela coordenação das ações que possibilita a representação das relações, que é a conceituação.
Já no terceiro nível o sujeito é capaz de elaborar hipóteses que dirigem a ação.
O jogo no primeiro nível depende da linguagem de cada contexto social, cada realidade constrói uma imagem de jogo de acordo com seus valores, modo de vida, e isto é transmitido através da linguagem.
O segundo nível se refere a um sistema de regras e normas de conduta que especifica a modalidade do jogo.
O terceiro se refere ao divertimento e recreação, só importa o que o objeto representa na brincadeira.
A brincadeira não intenta alcançar objetivos pré-definidos, sua finalidade principal é a diversão, acontecendo a aprendizagem.
O brinquedo é um objeto que dá suporte a uma brincadeira e sua utilização pré supõe momentos lúdicos de livre manipulação.
Quando o jogo é o assunto a ser estudado ele é o conteúdo, mas quando é utilizado como meio para o desenvolvimento de um determinado conteúdo este passa a ser uma estratégia, um método.
E sobre o erro deve ser visto como possibilidade de aprendizagem. Fazer com que o aluno compreenda a própria ação, através do confronto com o êxito ou erro é uma oportunidade para analisar quais foram os mecanismos empregados e quais outros poderiam ser utilizados.

Vimos que a motricidade humana é o conhecimento da disciplina de educação física na escola.
Compreendemos que a aula deve ser planejada. Que o jogo pode ser um conteúdo ou um método.
Observamos a importância do conhecimento científico da metodologia, do conteúdo e objetivos.
Aprendemos que o erro deve ser visto como possibilidade de aprendizagem.
Precisamos possibilitar que o aluno deixe de apenas saber fazer e passe a refletir pensar e compreender como faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário