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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESTÁGIO IV SEMESTRE


Para fazer a intervenção foi escolhido o tema independência do Brasil com o objetivo de trazer um conhecimento sobre a data 7 de setembro, reconhecer símbolos, desenvolver sentimento de respeito pela Pátria. Sendo que é importante a criança saber, porque desfilamos e que se envolva com nosso País.
Como referencial teórico a pesquisa começa a partir de Bernadete Sena de Santana que mostra um texto próprio para as crianças sobre a Independência do Brasil.
Na Wikipédia buscou-se imagens para apoiar o texto. Entre estas uma leitura do Grito da Independência feita por Pedro Américo.
Outra idéia veio a partir da aula da professora Laura Célia Sant’ana Cabral Cava que aborda a leitura e releitura de uma obra.
Maurício de Sousa faz uma releitura da obra de Pedro Américo utilizando personagens da literatura infantil.
Eliane Ubillús faz uma pesquisa sobre símbolos nacionais com imagens dos mesmos.
Geisa Gomes apresenta o Hino do Brasil ilustrado.
Finalizando, estes autores trazem o conhecimento sobre a História da Independência do Brasil tendo em vista de um modo geral, a preocupação com o público infantil.

PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA 1 (4 HORAS)

Nível: 5 anos
Conteúdo: independência do Brasil
Objetivo: trazer um conhecimento sobre a data 7 de setembro.
Procedimento: Contar história sobre a independência do Brasil, de forma adaptada para o público infantil, com imagens.
Mostrar foto de pintura a óleo de D. Pedro as margens do riacho Ipiranga feita por Pedro Américo e a releitura feita por Maurício de Sousa pedindo que agora o aluno faça sua releitura a partir daquelas fotos.
Avaliação: Entenderam o que é comemorado dia 7 de setembro?

PLANO DE AULA 2 (4 HORAS)

Nível: 5 anos
Conteúdo: símbolos do Brasil
Objetivo: reconhecer os símbolos do Brasil
Procedimento: Mostrar bandeira do Brasil, certidão de nascimento que contém brasão, histórico escolar com o selo e trabalhar também o hino. Falar sobre os símbolos do Brasil e então jogar memória com os símbolos e figuras geométricas, questionando ao virar a carta se é símbolo e qual é o mesmo.
Avaliação: reconheceram os símbolos do Brasil?

PLANO DE AULA 3 (4 HORAS)

Nível: 5 anos
Conteúdo: Acessórios de soldado
Objetivo: desenvolver sentimento e respeito pela Pátria
Procedimento: Confeccionar chapéu e espada. Desfilar pela escola cantando marcha soldado e o meu chapéu tem três pontas. Brincar de soldado trabalhando lateralidade... Esquerda, direita, espada para cima, espada para baixo, em frente...
.Avaliação: desenvolveram sentimento e respeito pela Pátria?

RELATO DA INTERVENÇÃO


Além do plano de aula havia uma atividade extra que se referia a carta que D. Pedro recebeu para voltar para Portugal. A sugestão seria fazer um círculo ao redor da lixeira, cada aluno amassar um papel de cor diferente e jogar tentando acertar o lixo. Após trabalhar quantas caíram dentro, quantas caíram fora, que cor caiu mais perto, que cor caiu mais longe...
Obs. Esta atividade não chegou a ser desenvolvida.
No final da semana houve uma exposição com os trabalhos dos alunos, com apresentações e a execução do hino.
É muito difícil em poucas horas realizar atividades com alunos que você não conhece, não sabe o nome para chamar a atenção e não conhece as regras que foram trabalhadas no decorrer do ano.
Porém devido a primeira observação foi adquirida uma experiência que foi muito útil para o planejamento da intervenção.
Uma profissional extra (contadora de história) na semana de Páscoa chegou contando uma história sobre “caracol”. Assim o planejamento das aulas começou pela informação do tema que estaria sendo trabalhado.
No primeiro dia a comparação das fotos do riacho Ipiranga, pintura de Pedro Américo e releitura de Maurício de Sousa foi uma atividade recebida com surpresa e entusiasmo. O que mais chamou a atenção das crianças foi a espada substituída pelo coelho da Mônica.
Todas as crianças participaram, no início associavam a data mais a morte do que a independência até entenderem que esta significava liberdade.
No segundo dia por ter atividade extra e faltar tempo, foi necessário trocar a ordem e trabalhar o que estava planejado para o terceiro dia, a confecção das espadas e do chapéu, a brincadeira de soldado e a música marcha soldado. Adquiriram uma noção de esquerda e direita, mas é algo que precisa ter continuidade.
Por conseqüência o que estava planejado para o segundo dia foi trabalhado no terceiro. As crianças adoraram saber que têm uma certidão de nascimento em casa, ficaram de pedir para as mães. E o jogo de memória chamou uma atenção maior para o que era símbolo e o qual era o mesmo. Pois criança gosta de jogos, ficou comprovado que aprendem brincando.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nem sempre a aula ocorre como o planejado. É bom ter atividades extras para o caso de chover e ao mesmo tempo objetivas para o caso de interrupção.
Foi observado que cada aluno tem o seu tempo. E que o professor precisa estar atento as dificuldades e as potencialidades.
Mesmo o tempo de estágio sendo curto é possível perceber um pouco de cada aluno e ver que através deste conhecimento fica mais fácil elaborar uma aula mais atrativa.
O estágio traz muitos conhecimentos como a capacidade de cada faixa etária e como trabalhar um grupo por vez oferecendo outra atividade para o restante da turma...
É triste ver a falta de estímulo de alguns profissionais, a interferência de outros nos trabalhos dos alunos, porém existem ainda aqueles que servem de modelo a ser seguido.

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