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terça-feira, 8 de junho de 2010

AVALIAÇÃO

A leitura realizada durante a produção deste trabalho nos revela a discussão sobre a avaliação tradicional e a avaliação continuada. Sugere uma adição de quantidade e qualidade.
São revelados fatores que nos levam a refletir sobre a avaliação como um processo e não apenas obtida em alguns momentos.
Neste trabalho são apresentadas as modalidades avaliativas: diagnóstica, formativa e classificatória.
Para complementar o estudo sobre o tema foram realizadas entrevistas com dois professores de séries iniciais do ensino fundamental.
Ao longo da história, a avaliação sempre seguiu as tendências educacionais de cada época, atendendo as exigências da sociedade.
A leitura efetuada sobre a atual prática da avaliação e democratização do ensino começa falando da avaliação tradicional onde depois de um período é aplicada uma prova formulada pelo professor sem critérios sérios. Por vezes é acrescentada alguma atividade para complementar a nota. Ou ainda o aluno pode receber ou perder ponto por comportamento. Sendo que no final do ano se obtém uma média.
Uma avaliação de juízo deve ser feita sobre dados relevantes.
Dependendo do resultado podemos continuar na situação em que está; tentar modificar este para melhor ou eliminar a situação ou o objeto.
Se apenas avaliarmos e não tomarmos uma decisão o ciclo não se completa.
A avaliação tradicional não possui um padrão de qualidade, é muito ampla podendo ser realizada de acordo com o humor de quem está julgando.
Os dados a serem levados em consideração devem estar de acordo com objetivo a ser alcançado.
Conforme as entrevistas anexadas, constatamos que os professores têm o conhecimento sobre a necessidade de a avaliação ser contínua, diversificada e discutida coletivamente.
Na leitura do texto, a avaliação na educação básica: entre dois modelos, observamos que o grande problema do sistema educacional é a repetência e principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. E que a busca por uma avaliação padronizada ainda está sujeito a muitos ensaios e erros, a avanços e retrocessos e a controvérsias.
Esta leitura revela que a avaliação se tornou importante para controlar as despesas públicas e mudar a cultura do setor público entre outros. Um exemplo é a restrição das matrículas às zonas próximas da escola reduzindo a capacidade de escolha dos pais por uma escola melhor.
Lemos sobre um grupo de pesquisadores chilenos que buscam estratégias para a realização de uma avaliação formativa e defendem a importância de identificar áreas vulneráveis que é preciso intervir para melhorar a qualidade de ensino.
A divulgação de informações tidas como ameaças aos mecanismos de poder gera conflitos de interesses e resistência dentro dos próprios aparatos públicos. Tornando assim certas medidas plausíveis ou não.
O regime de ciclos corrobora com a avaliação qualitativa com o objetivo de criar condições para trabalhar com a diversidade e garantir a continuidade sem interrupção causada pela reprovação.
O texto, avaliação - um processo intencional e planejado nos diz que esta precisa de instrumentos e estratégias que ofereçam desafios, seja contextualizada, possibilite ao aluno a identificação das estratégias utilizadas por ele próprio, que possa refletir e expressar seu pensamento, aprender com o erro, ter clareza nos objetivos e na avaliação.
Qualquer instrumento de coleta de dados é bom desde que tenha coerência com o recurso de investigação e possibilite uma intervenção adequada.
Saber que nem toda a sua aprendizagem será considerada pode causar um desânimo confundido com desinteresse. A avaliação deveria ser de todos os ângulos.
A avaliação formativa explora todo o processo de construção do conhecimento.
A seleção dos conteúdos é indissociável dos critérios de avaliação.
Devemos em primeiro lugar ter claro o objetivo e um plano de ação que organize o trabalho, para que o educando aprenda da melhor forma.
Em segundo lugar investir em todas as estratégias possíveis incluindo a recuperação para garantir a aprendizagem.
A avaliação é instrumento para obter resultados esperados, serve para diagnosticar a aprendizagem do aluno de modo a orientar a intervenção do professor para melhorar o resultado.
Para avaliar o indivíduo sob todos os ângulos é necessário variar os tipos de instrumentos de avaliação.
É preciso considerar que o mesmo problema apresentado de forma diferente conduz a níveis de realização diferenciados; a mesma resposta lida por avaliadores diferentes resulta em interpretações diversificadas e até o mesmo avaliador em momentos diferentes pode ter interpretação diferenciada.
Podem ser considerados instrumentos de avaliação: atividade de leitura compreensiva de textos projeto de pesquisa bibliográfica, produção de texto, palestra/apresentação oral, atividades experimentais, projeto de pesquisa de campo, relatório, seminário, debate, atividades com textos literários, atividades a partir de recursos áudio visuais, trabalho em grupo, questões discursivas ou questões objetivas.
Conforme a apostila, organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental, a avaliação diagnóstica tem o objetivo de identificar eventuais problemas de aprendizagem e suas possíveis causas, numa tentativa de solucioná-las. É aplicada no início de um curso ou antes de uma atividade como ponto de partida. Avalia o nível de conhecimento, competências e habilidades necessárias. Coleta dados para novas aprendizagens. Não atribui nota, apenas parecer ou relatório.
A avaliação formativa fornece dados para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. É aplicada de forma continuada. Avalia habilidades ou pré-requisitos bem detalhados para cada objetivo amplo. Através dos resultados se tem a pretensão do domínio de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Também não atribui nota apenas parecer.
E a avaliação somativa possui o objetivo de classificar os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos. É aplicada no término de uma unidade ou final de um período. Avalia mais a capacidade geral de construir e interpretar. O que se almeja é verificar o alcance dos objetivos pré-estabelecidos. Atribui nota.
Enfim avalia-se para conhecer o aluno, identificar as dificuldades, determinar se os objetivos foram atingidos e aperfeiçoar o processo de construção e assimilação do conhecimento.
Concluímos que para obtermos uma avaliação de valor devemos colocar em prática a teoria discutida aqui.
Avaliar é coletar dados quantitativos e qualitativos de forma contínua e diversificada para buscar uma observação de todos os ângulos da aprendizagem do aluno.
A implementação da avaliação é um dos itens que devem ser discutidos coletivamente e constar no projeto político pedagógico da escola.
A avaliação não pode apenas aprovar ou reprovar. Esta deve ser vista como um instrumento que auxilia o professor na formação do aluno, identificando potencialidades e dificuldades de modo a orientar a intervenção para melhorar o resultado.
ENTREVISTA REALIZADA COM DUAS PROFESSORAS SÉRIES INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL
O que é avaliar?
a) É um processo pelo qual, dia após dia, de maneira contínua observamos e qualificamos alguma coisa, seja um objeto ou uma pessoa. A partir desta constatação, positiva ou negativa devemos sempre buscar o que fazer para que avaliar tenha realmente um significado.
b) É um processo natural no nosso dia a dia. Avaliamos nosso comportamento, nossa aprendizagem, nossas ações... Na escola, avaliamos o processo ensino aprendizagem como um todo, para que possamos detectar falhas e sanar dificuldades.
Quais os instrumentos de avaliação que permeiam o cotidiano escolar?
a) Observação, entrevista, realização de dinâmicas, exercícios, provas, deveres de casa, trabalhos, testes e outros.
b) Os trabalhos realizados, os cadernos, rendimento geral do dia a dia.
As concepções avaliativas são discutidas nas reuniões pedagógicas e grupos de estudo?
a) Sim, sempre que possível procuramos refletir sobre o processo de avaliação, sempre buscando uma auto-avaliação de todos.
b) Precisamos sempre avaliar, reavaliar e discutir os resultados.

Um comentário:

  1. estou no ultimo semestre Pedagogia e meu tema é avaliação formativa no ensino fundamental e com as pesquisas achei seu trabalho e lendo esta sendo um prazer ...muito obrigada por compartilhar seus saberes abraços She

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